Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Convidados e Convites de forma exemplar!

Adoro navegar pelo mundo virtual onde várias informações conseguem decifrar duvidas, finalizar idéias, enfim... sempre aproveito algo. Entre uma navegação e outra adorei o Post do blog Luxo de Festa, onde Cesar Serra define muito bem formas corretas de se enviar e emitir um Convite Exemplar!
Segue:
"Convite 
Para começar, avalie bem o convite do casamento. Muitas pessoas não sabem a quem ele foi enviado e acabam cometendo erros constrangedores, como ir onde não foi chamado. Por isso, leia o convite com atenção.
  • · Fulano de Tal e família – todos da casa estão convidados, inclusive outros parentes que moram ali.

  • · Fulano de Tal e senhora – apenas o casal foi chamado.

  • · Fulano de Tal – apenas a pessoa mencionada poderá ir à festa.
  •  Pessoas que moram juntas – Nome da mulher e nome do homem ou, dependendo da proximidade dos noivos com o casal, convites separados.
  • Casal cuja mulher manteve o nome de solteira – Fulana de Tal e Fulano de Tal. Se a mulher usar apenas nome de solteira ou o homem tiver um título profissional, o nome dele vem antes.
  • Casal sem filhos – Fulano de Tal e senhor ou senhora
  • Casal com filhos solteiros – Fulano de Tal e família
  • Casal com filhos casados – Mande os convites para a casa de cada casal.
  • Namorados ou noivos -  Fulano e Fulana ou Fulano de Tal, Fulana de Tal (sem a conjunção “e”). Comece com o nome de quem os noivos mais conhecem. Os convites podem ir juntos ou em envelopes separados.
  • Viúvo (a) – Nome do convidado e família ou Nome do homem e filhos, nome do homem e filhos – a viúva não muda de nome, por isso, endereçar o convite com o nome da mulher indica que ela é divorciada.
  •  Empresas – Pode ser enviado “Aos funcionários do setor…” ou anexado em algum mural de notícias da empresa. Se for selecionar, envie os convites individualmente.
  • Pessoas que moram sozinhas – nome da pessoa e fulana (o)- pessoa que acompanha a pessoa. O nome do acompanhante não precisa ser completo.
Não esqueça que Dr. só deve ser usado quando se tratar de algo profissional. Parentes mais íntimos podem ter apenas os nomes subscritos.
Além disso, o uso do tratamento Ilustríssimo e Excelentíssimo (por extenso ou abreviado) está fora de uso, exceto quando o protocolo exige ou em casos excepcionais.
    Confirmar a presença também é fundamental. A sigla R.S.V.P. significa ‘Respondéz S’il Vous Plait’, em português pode ser entendido como Responda Por Favor. Não esqueça que os organizadores do evento precisam se programar e é no mínimo elegante confirmar.


    Preparação
    A presença na cerimônia da igreja é obrigatória. Ir somente à festa dará a impressão de ter ido apenas para comer. Para fugir de constrangimentos é melhor não levar crianças muito pequenas, mesmo quando o convite se estende aos filhos.

    Ao escolher a roupa, cuidado com alguns deslizes. Usar branco em um casamento que não seja o seu é praticamente um pecado. Além disso, jeans e camiseta jamais! É uma tremenda falta de consideração com os noivos.



    Festa
    Na hora do jantar, os talheres estarão dispostos de acordo com a ordem de chegada dos pratos e devem ser usados de fora para dentro. Se ainda tiver dúvidas, fique de olho nas outras pessoas e verifique a escolha certa.

    Não se desespere com os talheres. Siga a ordem de fora pra dentro

    Exageros com a bebida também devem ser evitados. Os comentários sobre as gafes serão inevitáveis e as câmeras de vídeo registram tudo. Não grude nos noivos, pois eles terão de dar atenção a todos os outros convidados.

    Cuidado com os excessos! Não exagere na bebida e desgrude dos noivos
    As lembrancinhas geralmente são contadas e é extremamente deselegante pedir pra levar uma a mais. Isso também vale para a comida e decoração da festa."